Gestão Ambiental
Gestão Ambiental

A gestão ambiental, basicamente, consiste em todas as ações desempenhadas por organizações públicas e privadas que visam mitigar ou compensar os impactos socioambientais negativos de suas atividades. Uma das principais formas de controle ambiental das empresas e a implementação de um sistema de gestão ambiental e a realização de auditorias ambientais periódicas. Vale ressaltar que dentro do escopo da gestão ambiental os principais aspectos que podem vir a causar impactos ambientais são os efluentes líquidos, emissões atmosféricas e resíduos sólidos.

Auditorias Ambientais
As auditorias ambientais são procedimentos que visam verificar a conformidade legal e/ou o atendimento aos critérios da NBR ISO 14.001:2015. Através das auditorias é possível antecipar problemas, prever riscos e acidentes e prezar pela melhoria contínua dos processos da empresa, assegurando que a minimização dos impactos ambientais negativos decorrentes das atividades das empresas.
A Terra Nova possui em seu corpo técnico profissionais de nível superior com experiências em auditorias ambientais em diversos setores, prontos para atender as demandas de sua empresa.

Resíduos Sólidos
A Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída pela Lei Nº 12.305/2010 representou um marco na gestão de resíduos sólidos do Brasil. Dentre outros, tem como objetivo a não geração, redução, reutilização, reciclagem e tratamento dos resíduos sólidos, bem como disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos. Além disso, esta Lei trouxe o conceito de responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos, de modo que toda a cadeia de entidades relacionadas aos produtos, desde o fornecedor até o consumidor final, têm responsabilidade sobre os resíduos gerados.
A Terra Nova trabalha elaborando Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, bem como fornecendo subsídios para que seja feita a correta gestão dos resíduos de sua empresa.

Efluentes Líquidos
Os efluentes líquidos de origem industrial são caracterizados como qualquer água residual proveniente de processos, lavagem ou manutenção de equipamentos de natureza industrial. De acordo com a Resolução CONAMA Nº 430/2011, existem padrões de parâmetros de lançamento de efluentes líquidos a serem seguidos pelas empresas. Muitas vezes o enquadramento dos efluentes seguindo esta Resolução é exigido por força de uma condicionante de licença ambiental.
A Terra Nova realiza projetos de supervisão e gerenciamento visando adequar sua empresa aos padrões impostos pela Legislação Ambiental.

Emissões Atmosféricas
As emissões atmosféricas podem ser provenientes de fontes fixas, como empresas ou de fontes móveis como os veículos automotores. Os principais poluentes presentes na atmosfera podem se apresentar de duas formas: gases ou partículas. As partículas, em especial de diâmetro menor que 2,5 µm têm grande potencial de causar doenças, uma vez que podem penetrar fundo nos pulmões. Já os gases, principalmente, os derivados de enxofre e nitrogênio são poluentes com potencial para causar problemas de saúde humana, na fauna e na flora.
A Terra Nova trabalha com a realização de monitoramento da qualidade do ar, visando o atendimento à legislação ambiental vigente e proporcionando ganhos sociais, ambientais e econômicos para sua empresa.

Se interessou?


Entre em contato conosco, trabalharemos para a sustentabilidade do seu negócio.